Bug no Windows faz qualquer site travar seu computador!

Foto: Reprodução

Recentemente foi descoberto que edições mais modernas do sistema operacional carregam um bug. Há um tempo isso gerou muita dor de cabeça a quem tinha computador com o software da Microsoft. A falha que afetava Windows 95 e 98 fazia com que a máquina parasse de funcionar caso houvesse tentativa, interna ou externa, de acessar um arquivo de nome específico.

Conforme Ars Technica, a questão era que o Windows separava alguns nomes para uso especial. O que dava problema — “con” — servia para que o sistema lidasse com consoles físicos como teclado e monitor. Se o usuário tentasse chegar a um “c:\con\con”, ou um site quisesse logar um arquivo pelo caminho “file:///c:/con/con”, o computador seria trancado e só voltaria a funcionar depois de um reboot.

Problema nos Windows 7 e 8.1

Esse mesmo tipo de problema existe nos Windows 7 e 8.1, só que com o arquivo de nome “$MFT”. Como explica o Ars, trata-se de um dos arquivos especiais de metadados usado pelo sistema de arquivos NTFS; ele está escondido e é inacessível para a maior parte dos softwares. Mas, se o usuário tentar usá-lo como diretório — num caminho para outro arquivo, fazendo algo como “c:\$MFT\123” —, o computador é lacrado.

Não são todos os navegadores que têm caminho livre até o $MFT, mas o Internet Explorer é uma das exceções. Assim, um desenvolvedor pode criar uma página que tenha instruções para que uma de suas imagens seja carregada usando o $MFT como diretório. Isso, faria com que a máquina do visitante parasse de funcionar pouco tempo após o acesso. Em alguns casos, o bug causa uma “tela azul da morte”; em outros, o efeito é tão forte que é preciso dar reboot.

A Microsoft ainda não se pronunciou a respeito da questão. O bug afeta também o Windows Vista, mas, como ele perdeu suporte, fica a expectativa por uma resolução para as outras duas versões do sistema. Afinal, o 7 é usado por 7% dos computadores do mundo e o 8.1, por quase 7%.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da