Robô do Google se torna “deus” após derrotar campeão

Teoricamente não existe na Terra uma pessoa capaz de superar a inteligência artificial do Google. Isso quando se trata de Go, um milenar jogo chinês usado para testar as habilidades da máquina há mais de um ano.

O robô chamado de AlphaGo, está envolvido em um desafio de três partidas contra o número um de Go no mundo. A máquina completou sua segunda vitória seguida, inviabilizando qualquer possibilidade de virada pelo oponente. Embora ainda haja mais uma partida a ser disputada, o humano já está derrotado.

Ke Jie, é o adversário do AlphaGo. Ele é chinês e tem 19 anos e é considerado prodígio no jogo. Na última terça-feira, 23, após sofrer a primeira derrota, Jie disse a jornalistas que o robô do Google havia se tornado forte demais para os humanos. Disse que pode ser definido como o “deus de Go”. “Sério, é brilhante”, comentou, segundo reporta o The Guardian.

Vitória às escuras

AlphaGo é uma criação da DeepMind, empresa britânica que foi comprada pelo Google. Após isso, foi realocada para baixo do guarda-chuva da Alphabet, conglomerado que reúne várias empresas que antes eram administradas pela Google. Seu triunfo veio acompanhado de uma polêmica.Visto que, conforme noticiado pelo China Digital Times, sites chineses foram proibidos de transmitir as partidas em tempo real.

O evento em que ocorre o desafio está sendo promovido pelo Google dentro de território chinês. O país é um dos principais rivais dos Estados Unidos no desenvolvimento de inteligências artificiais. Com isso, pode ser que o governo tenha se incomodado com a comprovação de que os americanos estão à sua frente. tratando, claro,  de jogos de estratégia.

A próxima etapa do pequeno torneio será realizada no sábado, 27. Mas um dia antes o AlphaGo enfrentará dois desafios diferentes:

Primeiro: o robô terá de jogar como parceiro de dois humanos que estarão agindo um contra o outro;

Segundo: atuará contra cinco jogadores de uma só vez.

Quando o AlphaGo bateu o sul-coreano Lee Se-dol, um dos principais jogadores de Go, as máquinas só haviam superado os humanos em jogos de tabuleiros, como dama e xadrez. Go. Entretanto, exige um nível de intuição muito superior.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da