Jovem de 18 anos cria o menor e mais leve satélite do mundo!

Imaginamos os satélites como grandes estruturas metálicas com diferentes formatos que são levadas para a órbita da Terra por meio de foguetes. Os dispositivos geralmente variam de tamanho, mas quase sempre são estruturas consideravelmente grandes. Pois, precisam conter todo seu poder de processamento e realizar devidamente suas tarefas.

Apesar disso, um jovem indiano de apenas 18 inventou um satélite que apenas 64 gramas. O satélite foi chamado KalamSat, em homenagem ao cientista nuclear e ex-presidente da Índia Abdul Kalam. Será levado para a órbita terrestre pela NASA no dia 21 de junho em um lançamento histórico.

Projeto promissor

O desenvolvedor do dispositivo, Rifath Sharook, nasceu em Tamil Nadu, na Índia, e é estudante do último ano do Ensino Médio do país. O indiano é o primeiro a se tornar parte de uma missão espacial da NASA. Ele fez tudo com patrocínio da organização Space Kidz India, que por si só é parte do Cubes in Space. O programa educacional internacional ensina experiências nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para jovens.

Com menos de 100 gramas, o satélite KalamSat pode ser colocado dentro de um pequeno cubo de apenas 4 cm de aresta. Além disso, também inova pelo fato de ter sido o primeiro satélite ativo a ser produzido por tecnologia de impressora 3D usando polímero inquebrável de fibra de carbono.

O satélite KalamSat vai fazer um voo sub-orbital por 240 minutos no total. O principal objetivo é estudar o comportamento de sua própria estrutura, a fibra de carbono feita em impressora 3D por meio de seus sensores integrados que também medem a rotação da Terra. Além da sua aceleração e a magnetosfera do planeta.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da