WhatsApp pode ser novamente bloqueado

O aplicativo WhatsApp foi tirado do ar no Brasil por inúmeras vezes. E novamente, o mensageiro pode ser suspenso de acordo com a vontade de advogados, juízes e membros das forças policiais. Segundo eles, as leis do país devem ser aplicadas livremente sobre o funcionamento de diversos tipos de serviço na internet. E com o risco de serem tirados do ar caso necessário.

Entretanto, especialistas em internet e grupos que defendem a liberdade de expressão e a privacidade dos usuários do serviço são contra o bloqueio do aplicativo. Eles alegam que novas diretrizes devem ser criadas especificamente para reger esses novos meios de comunicação. A batalha recomeçou nesta segunda-feira (5) com a continuidade de uma audiência pública promovida pelo Superior Tribunal Federal (STF).

Ataque em massa

Os magistrados deram suas opiniões na audiência e mostraram ser contra o que consideram um desrespeito por parte de empresas estrangeiras às leis em vigor no país. Além de, acusarem-as até de estarem escondendo algo por trás da criptografia das informações. Eles defenderam os eventuais bloqueios que a plataforma pode receber caso não forneça dados e informações pessoas. Isso inclui conversar particulares de seus usuários.

O resultado da audiência pode levar a uma situação onde bloqueios do WhatsApp possam acontecer com uma frequência grande. Se caso a Justiça entender que o aplicativo não está colaborando com investigações ou não fornecer o conteúdo particular de conversar realizadas por meio da plataforma.

Especialistas de todo tipo e até o cofundador do WhatsApp Brian Acton, foram ouvidos numa audiência que durou dois dias. Agora os ministros do STF Edson Fachin e Rosa Weber, devem tomar uma decisão a ser publicada nos próximos dias que vai permitir ou não a interceptação de conversas via WhatsApp e seu bloqueio caso descumpra ordens jurídicas.

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da