Investimento chinês em inteligência artificial pode ser uma ameaça à segurança dos EUA

Foto: Reprodução

É difícil ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos compreender as novas questões de segurança surgidas da atual explosão tecnológica. O que está sendo discutida é a imposição de limitações mais rigorosas aos investimentos chineses realizados em empresas americanas. Essas trabalham com inteligência artificial. Conforme dados recentes, a indústria tecnológica cresce rapidamente na economia americana. E com toda a conversa política é um pouco surpreendente ver o governo traçando planos de limitar investimentos em empresas americanas. Mas é exatamente isso que o Pentágono está propondo, de acordo com a Reuters.

Trecho tirado da reportagem:

Uma preocupação particular é o interesse da China em campos como a inteligência artificial e o aprendizado de máquina, que têm cada vez mais atraído capital chinês nos últimos anos. A preocupação é de que tecnologias de ponta desenvolvidas nos Estados Unidos possam ser usadas pela China para reforçar suas capacidades militares e talvez até mesmo tomar a dianteira em indústrias estratégicas.

O governo dos EUA está agora buscando fortalecer o papel do Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês), o comitê interagências que revisa aquisições estrangeiras de empresas americanas em termos de segurança nacional.

 

A Reuters obteve acesso a um relatório não divulgado do Pentágono. Nele destaca-se as maneiras como os investidores chineses encontraram brechas no CFIUS. Isso lhes permitem evitar disparar qualquer cláusula regulatória. O relatório sugere a edição de novas leis para atualização das regras que ajustam investimentos estrangeiros. Também aconselha a compilação de uma lista de tecnologias essenciais e a imposição de restrições ao investimento chinês nessas áreas de desenvolvimento. Jim Mattis, Secretário de Defesa, falou ao senado americano e insistiu que o CFIUS “precisa ser atualizado para lidar com a situação atual”.

 Recomendações do Pentágono

John Cornyn, começou a redigir uma nova legislação, segundo um de seus ajudantes. O político republicano está pressionando por mais regulamentação e menos investimentos. Ainda não é possível dizer se os republicanos podem apoiar mais uma das recomendações do Pentágono que vão contra tudo que eles representam. O relatório pede maior flexibilidade na política de imigração para estudantes de pós-graduação chineses que estudam nos Estados Unidos. A sugestão é  que esses estudantes tenha permanência nos Estados Unidos permitida após terminar seus estudos.

A Rhodium Group empresa de pesquisas, descobriu que a China investiu no ano passado US$ 45,6 bilhões em aquisições completas e investimentos de raiz nos Estados Unidos. O país aumentou esse investimento em 100% em 2017. Lobistas da área de tecnologia com certeza vão com força total para combater qualquer tipo de aumento regulatório.

As ameaças à segurança incluem criptografia, organização online, ciberataques, a rápida difusão de informações erradas, veículos autônomos, drones. Além de, aparentemente, o bombeamento de bilhões de dólares na economia americana.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da