Facebook monitora usuários fora da rede social. Aprenda evitar!

Foto: Reprodução

Ao menos em uma instância, o Facebook ganhou na Justiça, a possibilidade de rastrear usuários pela internet. Ainda que a pessoa não tenha uma conta na rede social ou nem mesmo esteja logado em seu perfil.

Um juiz em San Jose, na California, deu aval para a prática que pertence a uma parte obscura da ética e da privacidade na internet. Para isso, o Facebook aproveita seus plug-ins espalhados em praticamente todas as páginas da web existentes, como os botões de curtir e compartilhar. Esses que são bem mais do que apenas botões, e existem para monitoramento de acessos. O Facebook cria um perfil “fantasma” e quando o usuário não está logado em seu perfil na rede social, continuar sendo monitorado.

Proferida a decisão a favor da prática, pelo juiz Edward Davila. Ele orienta aqueles que não quiserem fazer parte desse monitoramento têm algumas opções. Uma é usar a janela “anônima” do navegador, isso inibe a gravação de cookies e dificulta (mas não impede totalmente) a prática.

O comando para isso no Chrome e no Opera, é o atalho Ctrl+Shift+N. Já no Edge e no Firefox, o atalho é Ctrl+Shift+P. Mas ainda assim não é impossível rastrear alguém que usa o navegador no modo anônimo se a empresa, mas já ajuda.

Sendo assim, não é impossível impedir que o Facebook rastreie suas atividades online. Mas ao menos você pode impedir que essas informações coletadas se transformem em anúncios que vão te seguir por toda a internet. Veja como:

1. Acesse o link

Neste link o usuário será direcionado para a página de configurações de anúncios do Facebook. Mas pode entrar por conta própria, e entrar em Configurações > Anúncios.

2. Encontre “Anúncios baseados no meu uso de sites e aplicativos”

A opção vai monitorar suas atividades online. Como diz o próprio Facebook, “se você visita sites de viagens, talvez veja anúncios de ofertas de hotéis no Facebook”. Em opções selecione a alternativa Desativado.

3. Busque por “Anúncios em aplicativos e sites de empresas que não pertencem ao Facebook”

Aqui é um pouco diferente. Esta opção evita que aplicativos e sites que não são ao grupo Facebook usem informações da rede social em anúncios. A publicidade                 ainda será exibida. Porém, não importa sua atividade na plataforma do Facebook. Nas opções, selecione Não

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da