Facebook monitora usuários fora da rede social. Aprenda evitar!

Foto: Reprodução

Ao menos em uma instância, o Facebook ganhou na Justiça, a possibilidade de rastrear usuários pela internet. Ainda que a pessoa não tenha uma conta na rede social ou nem mesmo esteja logado em seu perfil.

Um juiz em San Jose, na California, deu aval para a prática que pertence a uma parte obscura da ética e da privacidade na internet. Para isso, o Facebook aproveita seus plug-ins espalhados em praticamente todas as páginas da web existentes, como os botões de curtir e compartilhar. Esses que são bem mais do que apenas botões, e existem para monitoramento de acessos. O Facebook cria um perfil “fantasma” e quando o usuário não está logado em seu perfil na rede social, continuar sendo monitorado.

Proferida a decisão a favor da prática, pelo juiz Edward Davila. Ele orienta aqueles que não quiserem fazer parte desse monitoramento têm algumas opções. Uma é usar a janela “anônima” do navegador, isso inibe a gravação de cookies e dificulta (mas não impede totalmente) a prática.

O comando para isso no Chrome e no Opera, é o atalho Ctrl+Shift+N. Já no Edge e no Firefox, o atalho é Ctrl+Shift+P. Mas ainda assim não é impossível rastrear alguém que usa o navegador no modo anônimo se a empresa, mas já ajuda.

Sendo assim, não é impossível impedir que o Facebook rastreie suas atividades online. Mas ao menos você pode impedir que essas informações coletadas se transformem em anúncios que vão te seguir por toda a internet. Veja como:

1. Acesse o link

Neste link o usuário será direcionado para a página de configurações de anúncios do Facebook. Mas pode entrar por conta própria, e entrar em Configurações > Anúncios.

2. Encontre “Anúncios baseados no meu uso de sites e aplicativos”

A opção vai monitorar suas atividades online. Como diz o próprio Facebook, “se você visita sites de viagens, talvez veja anúncios de ofertas de hotéis no Facebook”. Em opções selecione a alternativa Desativado.

3. Busque por “Anúncios em aplicativos e sites de empresas que não pertencem ao Facebook”

Aqui é um pouco diferente. Esta opção evita que aplicativos e sites que não são ao grupo Facebook usem informações da rede social em anúncios. A publicidade                 ainda será exibida. Porém, não importa sua atividade na plataforma do Facebook. Nas opções, selecione Não

 

Compartilhe essa notícia!

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da