Novo malware está se espalhando pelo Facebook Messenger

Foto: Reprodução

Estamos muito acostumados a usar o Facebook Messenger para bate papo entre amigos. Mas precisamos ficar esperto, pois há um novo malware que está se espalhando muito rapidamente por meio do aplicativo e já infectou um grande número de usuários.
Segundo informações de usuários, algumas pessoas estão recebendo vídeos falsos e memes de alguns de seus contatos. Ao clicar são infectadas e dão continuidade à proliferação desse malware. Esse novo tipo de infecção foi descoberto por um pesquisador de segurança da Kaspersky Lab.

David Jacoby, responsável pela descoberta, falou a respeito:
“Esse malware está se espalhando pelo Facebook Messenger, entregando malware e adware multiplataforma e usando diversos domínios para evitar que descubram sua origem e gerar mais cliques. Esse código é avançado e ofuscado”.
O malware pode criar endereços de destinos conhecidos pelos usuários (como o YouTube, por exemplo), para evitar que os possíveis afetados desconfiem de algo errado. Assim também pode redirecionar para páginas diferentes de acordo com o sistema operacional, localização e até mesmo o navegador padrão.

Informações

A mensagem recebida pelo usuário é composta por um nome seguido da palavra “vídeo” e o emoticon de um emoji chocado com uma URL encurtada. Por exemplo: “David Video”.  Apresenta um link que direciona para um Google Doc, borra a imagem extraída do perfil de quem foi infectado e faz com que ela se pareça com um vídeo.

Ao que parece, os criadores pretendem rastrear os hábitos de navegação de vítimas. Assim deverão exibir anúncios personalizados e assim render lucro para os responsáveis por eles.
De acordo com um porta-voz do Facebook, a empresa costuma manter “um número de sistemas automatizados. Isso ajudar a barrar links ameaçadores e arquivos prejudiciais” de aparecerem na rede social. Enquanto isso não se resolve, a melhor opção é desconfiar de qualquer mensagem que traga um link encurtado.

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da