Vazou parte do código-fonte do Windows 10

Foto: Reprodução

Há poucos dias aconteceu algo embaraçoso com a Microsoft. Parte do código-fonte do Windows 10 vazou na internet. Os arquivos, que foram publicados no Beta Archive, faziam parte do kit Shared Source, segundo reporta o The Verge.

Vazaram kits de adaptação para o Windows 10 Mobile, versões do sistema baseadas na arquitetura ARM e algumas buids da edição Creators Update. Além disso, havia coisas relacionadas a USB, armazenamento e drivers de Wi-Fi.

“Nossa análise confirma que esses arquivos são, de fato, uma porção do código-fonte da iniciativa Shared Source [que] é usada por fabricantes e parceiros”. Disse um porta-voz da empresa ao Verge.

A história foi divulgada pelo The Register, que aparentemente deu grande ênfase ao problema do que é realmente. O site reportou que 32 GB de dados haviam vazado, mas o Verge descobriu que a maior parte dos arquivos já estava disponível por meses (ou até anos). O próprio Andrew Whyman, que é dono do Beta Archive, disse mais tarde que o código-fonte tinha apenas 1,2 GB.

Foi uma situação bem desconfortável para a Microsoft. Mas as informações vazadas já eram conhecidas por parceiros, empresas, governos e uma série de outros tipos de clientes que escolheram licenciar o Windows 10 através do programa Shared Source.

Whyman tirou o código-fonte do seu site mesmo sem ter sido pressionado pela Microsoft a fazê-lo. Talvez para se distanciar de uma história que poderia lhe causar problemas.

Investigação

Um dia antes disso, dois britânicos foram presos como parte de uma investigação sobre acesso não autorizado à rede da Microsoft. Eles estavam envolvidos num esquema de coleta de buids confidenciais do Windows 10. Não há confirmação de que exista ligação entre os britânicos e o vazamento. Mesmo que, um dos homens, segundo apurou o Verge, já tenha feito doações ao Beta Archive.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da