Malwares se disfarçam de antivírus e invadem lojas de apps

Foto: Reprodução 

A função do antivírus é proteger o computador do cliente de possíveis ameaças externas. Quando o conceito desse software foi portado para o universo mobile, era natural que essa proteção se repetisse. No entanto, uma série de apps colocados recentemente na Google Play traem a confiança do cliente. Trata-se de ao menos sete malwares disfarçados de antivírus para Android.

A descoberta foi feita pela McAfee no final de maio e confirmada recentemente pela RiskIQ em um estudo bem amplo de segurança no mercado móvel. Segundo a empresa de cibersegurança, esses softwares maliciosos usam o medo do público diante de ameaças digitais para se oferecer como uma solução de segurança falsa. A maioria deles, ao que parece, dizem proteger o celular do temido WannaCry. Acontece que o ransomware não atinge smartphones, apenas PCs com versões mais antigas do Windows.

Alerta vermelho

E além dos produtos que fingem combater o WannaCry, também foram detectados ao menos 508 aplicativos. Todos levantaram o alerta vermelho no detector de malwares da firma de segurança, num total de 4,292 apps de antivírus na loja da Google. Ou seja, quando baixar um desses programas da Google Play, um usuário comum tem cerca de 10% de chance de instalar um trojan ou vírus em vez de uma proteção para o sistema.

Fora da loja de apps do Android, o cenário não parece diferente. Em sites terceirizados, por exemplo, a RiskIQ encontrou dezenas de variações de vírus e malwares. Todos disfarçados de programas de proteção, limpeza ou VPN, vários deles com milhares de downloads. Nem mesmo os adeptos do iOS escapam dessa realidade. Já que a empresa também detectou na App Store softwares maliciosos. Eles se aproveitavam do sistema de assinatura via Touch ID para roubar dinheiro e informação dos consumidores de forma simples e rápida.

Pensando nisso, a melhor forma de proteção contra esse tipo de ataque indireto dos cibercriminosos ainda é baixar apps somente das lojas oficiais das plataformas mobile. Outra opção é baixar de desenvolvedores e empresas que você confia. Em caso de dúvida, sites como o Baixaki oferecem uma dose extra de proteção. Pois confere individualmente cada um dos programas replicados e analisa detalhadamente os pontos fortes e fracos desses produtos.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da