YouTube cria Ferramenta que pode desbancar o Facebook

YouTube

O Facebook, ao longo dos últimos 10 anos  criou um império a partir de uma rede social. Conquistou vários mercados, comprou ferramentas, aplicativos e Startups que pudessem manter sua hegemonia. Diversas redes sociais foram lançadas durante esse período com a promessa tomar o lugar do gigante. Aquelas que não foram compradas, não passaram de alguns meses de investimento jogado fora. Até o Google se aventurou nesse território com o “G+”, mas foi massacrado sem piedade. Entretanto agora as coisas podem começar a mudar.

O Youtube decidiu lançar sua própria versão de plataforma social, e pela primeira vez eu acredito que alguém pode ter poder para abalar o império de Mark Zuckerberg.

Provavelmente essa iniciativa do Youtube é um resposta ao ataque do Facebook. Pois esse reduziu quase a zero o alcance orgânico de seus vídeos compartilhados pelos usuários para estimular que os mesmos fossem carregados diretamente no feed de notícias. Assim evitaria a saída do usuário da rede social aumentando o tempo de acesso.

Nova aba funciona como feed de notícias

Agora, os criadores de vídeos do YouTube deverão disponibilizar uma nova forma de se comunicar com seu público. A plataforma criou uma aba que funciona como uma rede social, chamada “Community” (Comunidades). Permite que os usuários poste conteúdos em forma de texto ou imagens de forma similar ao que acontece no feed de notícias do Facebook. Desse modo seus seguidores podem comentar e interagir com a postagem. Isso proporciona aos donos de canais uma independência do Facebook, gerando engajamento na própria plataforma. A função ainda está em fase de testes e só foi liberada para um número limitado de canais.

Diferente de outras redes sociais que foram criadas com o objetivo de competir com o Facebook, o Youtube já está estabelecido, com grandes canais e público engajado. Além disso, é de interesse dos produtores de conteúdo não apenas ter visibilidade orgânica ilimitada, sem filtros de algoritmos como no Facebook. E também devem ser remunerados pelo seu conteúdo produzido, o que não acontece na rede social de Mark Zuckerberg.

Queda de alcance

O Youtube tem outra alternativa que está apostando para concorrer com o facebook são os antigos Hangouts. Ou seja estão sendo melhorados para concorrer com o facebook live e passaram a ser chamados apenas de “transmissão ao vivo”.

A queda do alcance orgânico do Facebook e a popularização cada vez maior do uso de vídeos, vai resultar no descontentamento cada vez maior dos usuários com a plataforma. E ainda soma ao poder do Youtube, que é mais um produto da “família Google”. Parece que desta vez Mark Zuckerberg precisa ficar preocupado.

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da