Desenvolvedor rejeitado pela Microsoft, cria Pokémon GO para Windows Phone

PokémonO lançamento do Pokémon GO mexeu com a cabeça de usuários de dispositivos com Android e iOS. Porém deixou de fora da brincadeira os poucos e fiéis fãs do sistema operacional móvel da Microsoft.

Sabe-se que menos de 1% dos usuários de smartphones optam pelas versões do Windows Phone e o número vem caindo rapidamente. Assim é provável que a Niantic – desenvolvedora de Pokémon GO – não tenha planos de levá-lo para os aparelhos com SO da empresa fundada por Bill Gates.

E aí entra um desenvolvedor que foi rejeitado pela Microsoft. Ao procurou emprego na empresa, foi dispensado sob a justificativa de que não demonstrava “paixão” suficiente para fazer parte da equipe da companhia. Stefano Tenuta usou a recusa da companhia à sua oferta de trabalho como incentivo para continuar se dedicando o máximo possível à sua atividade como desenvolvedor e mostrar que talvez ele fosse melhor do que o julgaram anteriormente.

Superação

Tenuta criou o PoGo-UWP, uma versão não oficial e não autorizada de Pokémon GO para o sistema operacional mobile da Microsoft. Segundo ele, o desenvolvimento desse aplicativo se deu por três motivos principais: primeiramente, “porque aprender coisas novas é legal”; segundo, “porque podia ser feito”; e, por último, para provar para a Microsoft que estavam errados quando disseram não para ele.

Em conversa com a Business Insider, o desenvolvedor contou que seu aplicativo já tem cerca de 50 mil usuários únicos e mais de 1,5 milhão de acessos mensais. A versão ainda não é perfeita e não possui diversos recursos que o app oficial oferece. Apenas a última atualização de PoGo-UWP trouxe a Pokédex e a capacidade de o jogador ver os itens que está carregando.

Como funciona?

O PoGo-UWP usa os próprios servidores de Pokémon GO para mostrar a localização. Tanto de Pokéstops e ginásios quanto dos monstrinhos que surgem eventualmente na tela de seu celular. Desse modo, o usuário tem a mesma experiência de jogo e de realidade aumentada que nos dispositivos com Android ou iOS.

Já o “UWP” que acompanha o nome do aplicativo, a explicação é interessante: trata-se da sigla para “Universal Windows Plataform” e significa que o aplicativo pode ser rodado em smartphones, tablets e desktops. É isso memso, o PoGo-UWP pode ser jogado em um computador desktop com Windows 10. Confira como funciona o aplicativo:

Desvantagem

O aplicativo pode fazer sua conta no game ser banida com a acusação de trapaça. A chance de isso ocorrer é grande, pois a Niantic vem conduzindo uma prática de desativar apps não autorizados relativos ao jogo dos monstrinhos e de deletar as contas de quem fizer uso de recursos paralelos.

Equipe de voluntários

A primeira versão de Po-Go UWP foi criada no mês de julho. Mas ainda sem a maioria dos recursos que posteriormente foram (e ainda estão sendo) implantados.  O criador, Tenuta, fez um abaixo-assinado online com mais de 80 mil assinaturas que pedia Pokémon GO no Windows Phone. Após o lançamento, Tenuta ficou impressionado com o feedback que teve, com usuários fazendo perguntas e pedidos e sugerindo melhorias para o app.

Uma equipe de voluntários interessados no projeto disponibilizou-se a ajudá-lo para melhorar Po-Go UWP. Após três dias seguidos trabalhando quase 24 horas por dia, Tenuta não poderia ficar mais feliz com a colaboração. O ideal do grupo, agora, é fazer o app ser o mais parecido possível com Pokémon GO para a alegria dos usuários de Windows Phone.

Futuro

Mesmo animado com a criação, o desenvolvedor sabe dos riscos que corre. A Niantic poderia acabar com o Po-Go UWP por não se tratar, obviamente, de um app oficial. Tenuta diz que, a sua versão do game para Windows Phone apenas colabora para o aumento de jogadores. Diferente de outros aplicativos relacionados a Pokémon GO, que facilitariam o jogo ou serviriam como “trapaça”.

Tenuta também ver essa situação como um cenário positivo para ambas as partes. Ou seja, se a Niantic desenvolver sua versão oficial, os usuáris do Po-Go UWP se tornam clientes da empresa. Ele quer apenas aprender cada vez mais enquanto pode dar a chance de mais pessoas acessarem Pokémon GO.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da