MTU: Recurso do roteador pode afetar velocidade da Internet

internet

Os roteadores são equipamentos de alta complexidade e as configurações de rede são compostas por várias opções e possibilidades. Sendo assim, quanto mais dispositivos acessem sua Internet, mais complexo será o seu tráfego. Dessa forma, para manter a conexão sempre estável e livre de engasgos uma ferramenta chamada MTU pode ajudar. O recurso é responsável por informar o tamanho dos pacotes da sua Internet, afetando diretamente na velocidade e qualidade da conexão.

Entenda como funciona o MTU e o protocolo com o qual ele trabalha. E veja também como configurar corretamente a ferramenta para evitar problemas na conexão. O ajuste é o mesmo, mas os usuários precisam ficar atentos ao usar o Wi-Fi e a Ethernet. Isso porque um número do MTU errado por causar queda de Internet, diminuição de velocidade e não reconhecimento de periféricos.

MTU: Do que se trata

MTU (Maximum Transmission Unit), que significa “Unidade Máxima de Transmissão”. Este parâmetro é o responsável por dizer qual o tamanho de cada pacote de dados a ser transferido dentro de sua rede, seja Wi-Fi ou Ethernet.

Valores muito baixos podem deixar a sua conexão mais lenta, já os valores muito altos podem acabar ocasionando perda de pacotes. Por isso, é importante saber o valor correto deste dado para que sua Internet funcione melhor.

Protocolo TCP/IP

O parâmetro MTU está dentro do protocolo TCP/IP que, por sua vez, é o conjunto de padrões responsáveis por realizarem a comunicação entre computadores em uma rede. Tal protocolo permite que os dados a serem transmitidos sejam divididos (ou fragmentados) em pacotes.

O MTU vai definir qual o tamanho máximo de cada pacote. Para rede Ethernet, ou seja, que usam o cabo RJ-45, o valor a ser definido é de 1500 bytes. Portanto, sempre que uma informação ultrapassar os 1500 bytes, será dividida em mais pacotes para facilitar o seu envio.

As redes Wi-Fi, regidas pelo padrão IEEE 802.11, o MTU é ajustado em 1492 e funciona da mesma maneira que nas redes cabeadas. Sempre que um conjunto de dados ou instruções ultrapassarem os 1492 bytes, ele será dividido e enviado em partes.

Porém, se esta configuração estiver errada, ela pode ocasionar em vários problemas, tais como queda de Internet, diminuição da velocidade e até mesmo o não reconhecimento de alguns equipamentos, como o Chromecast.

Como alterar o MTU em seu modem/roteador

Cada fabricante usa interfaces diferentes, por isso não temos como explicar como acessar essa configuração em cada roteador. O tutorial abaixo foi feito usando um roteador D-Link, modelo DSL-2740E.

Passo 1. Abra o seu navegador e digite o número IP de seu roteador. Esse número pode ser encontrado no manual de instruções;

Digite o número IP de seu roteador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 2. Entre com o nome de usuário e senha de administrador. Essa informação você também deve consultar no manual de instruções ou junto à sua operadora;

Acessando as configurações do roteador D-Link (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. No painel de configuração do modem, clique em “Configuração” e depois em “Configurações da Internet”;

Acessando as configurações de internet (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 4. Vá na “Tabela Atual ATM VC” e clique no lápis para editá-la;

Editando a tabela ATM (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 5. Vá no campo MTU e coloque o valor 1500 se você estiver em uma rede cabeada ou 1492 se você estiver em uma rede Wi-Fi.

Alterando os valores do MTU (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Pronto. Assim você consegue alterar o MTU de seu roteador D-Link e evitar problemas ao usar a Internet.

Fonte: techtudo

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da