AMD: mais detalhes do Zen comparável ao Intel Broadwell-E

AMD Zen-

A AMD anunciou, há algum tempo, o desenvolvimento de uma nova arquitetura. Titulada de Zen, a novidade foi projetada cuidadosamente nos últimos quatro anos, e elaborada do zero, algo bem raro na indústria de microchips.

Depois de adiar várias vezes, a companhia parece estar mais perto de lançar os novos modelos. Os quais vão ser concorrentes em múltiplos mercados. Isso porque os módulos “Zen” serão adaptáveis para várias plataformas, desde portáteis, até desktops e servidores.

Afim de mostrar seu comprometimento com os fãs e consumidores interessados na nova série de processadores, a AMD liberou no último dia 18, uma apresentação mais detalhada da série Zen. O foco está principalmente nos chips para PCs de mesa, os quais recebem o nome “Summit Ridge”.

Você pode conferir no vídeo, a demonstração do novo Zen. Esse se equipara a um processador Intel Broadwell-E, que, atualmente, é a linha mais top da concorrente. Em apresentação especial, a AMD colocou os dois processadores com clocks idênticos para rodarem o benchmark do programa Blender, situação em que o Zen leva pequena vantagem.

Novos detalhes do AMD Zen

A AMD  detalhou sobre o desenvolvimento dos produtos, mesmo sem revelar todas as especificações da família de produtos Zen. Os engenheiros da AMD focaram em três áreas chaves ao desenhar essa arquitetura:

Performance — Motor x86 com branch prediction completamente novo, caches de micro-operações mais eficientes e uma janela de instruções muito mais abrangente;

Taxa de transferência — Para manter esse motor de alto desempenho com informações e instruções de fora da memória por meio de pre-fetching e uma hierarquia de memória cache completamente nova com 8 MB de L3 cache;

Eficiência — Performance e taxa de transferência sem aumentar a energia, ao usar o processo 14nm FinFET e uma gama de técnicas de design que economizam energia na arquitetura.

AMD-Zen

Ademais, a fabricante revelou o Naples, um produto para servidores baseado na arquitetura Zen. Conforme informação da AMD, este modelo terá 32 núcleos e poderá trabalhar com 64 threads.

O Summit Ridge (compatível com plataforma AM4) surpreende em especificações. Com 8 núcleos e 16 threads; tecnologia FinFET de 14 nanômetros; aumento de 40% de IPC (instruções por clock) e arquitetura SMT (Simultaneous Multithreading).

Nas demonstrações, pode perceber que se trata de um componente capaz de rodar sistemas para jogos em 4K, impulsionar a Radeon Pro Duo em workstations. E além disso ainda pode dar todo o suporte necessário para a RX 480 trabalhar com realidade virtual.

AMD - Zen

A AMD deve lançar no início do próximo ano, uma linha de produtos baseados em “Zen”. Os produtos vão de servidores, redes e soluções de armazenamento em data center, até notebooks e desktops para consumidores.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da