Cartão de memória falso: saiba como descobrir

cartão de memória

Vai comprar um cartão de memória e está com medo de que o dispositivo seja falsificado? Pois bem, os produtos piratas circulam facilmente por lojas online e estabelecimentos comerciais. Isso causa uma preocupação nos usuários, já que muitos não sabem distinguir se são peças originais ou não. É importante ter cuidado ao escolher um SD de procedência e qualidade garantida, deve observar alguns detalhes para não prejudicar seus eletrônicos.

Confira algumas dicas para identificar características de autenticidade de um cartão de memória SD. Existem inúmeras marcas que vendem modelos no Brasil, mas, aqui veremos aspectos de identificação das três maiores fabricantes: Kingston, Samsung e SanDisk.

Kingston

Diferencia ao utilizar estampas variadas para cada segmento de cartão e utiliza uma marca de autenticidade em todos os dispositivos. A fabricante identificou o comércio de produtos falsificados de sua marca. Por isso projetou dois tipos de selos de segurança: as tecnologias Color Shift (mudança de cor) e Phantom (fantasma).

A tecnologia color shift caracteriza-se pela mudança de cor no rótulo ou na gravação o produto. A cor passa de verde oliva para rosa de acordo com o ângulo observado. Veja um exemplo no vídeo.

https://youtu.be/DZztGUvydgM

A tecnologia Phantom segue no mesmo sentido, porém, a diferença é que o cliente deve observar com certa distância e movimentar levemente o produto para que possa ver na área correspondente um efeito que mostra a letra “K” ou a cabeça do logo da Kinsgton no objeto. Veja esse processo no vídeo.

https://youtu.be/0tFf–2EgMM

Samsung

O diferencial desse produto original fica por conta da impressão feita a laser. No geral, dispositivos de armazenamento falsificados da marca mostram uma estampa mais tosca, isso deixa a fonte do nome da marca mais grossa e o número, correspondente à capacidade de armazenamento, diferente do estilo mais delicado visto nos originais.

Também poderá observar falhas nas cores do cartão. Por exemplo, veja que a lateral do cartão original é branca. Mas na maioria das vezes, os falsificados apresentam um material mais simples e sem esse tipo de acabamento detalhado.

SanDisk

Os modelos SD originais podem ser identificados pela textura do material que aparenta ser áspero, mas ao tocar percebe-se que é uma textura lisa. A impressão não é feita direto no material e sim em uma etiqueta. Outro detalhe importante é o nome da marca impressa embaixo do relevo na parte de trás do cartão.

Embalagem, perda de dados e valor

Outra forma importante de identificar um produto falsificado é sua embalagem e desempenho. É essencial observar com atenção como está embalado o cartão. Impressões com cores e fontes diferentes das utilizadas pela marca são uma boa pista. Ademais, o SD falso, geralmente não é informado na impressão da embalagem qual a capacidade de armazenamento do produto.

Quando o cliente comprar um cartão que se diz 64 GB, pode estar adquirindo algo com capacidade muito inferior ou até mesmo zero. Isso pode resultar na perda de arquivos ou na impossibilidade de fazer novos registros quando o pouco limite foi atingido.

Outras dicas de originalidade são a velocidade de leitura e gravação do cartão. Em celulares e tablets com sistemas operacionais mais simples, a utilização pode se tornar quase impossível devido a lentidão que um cartão falsificado pode causar.

Valores muito abaixo do preço de mercado também não é um bom sinal. Variação de 5 a 10% de desconto é algo possível para muitos revendedores e isso não quer dizer que o produto não seja original. No entanto, receber uma margem de desconto maior que 20 ou 30% parece bom demais pra ser verdade e talvez não seja mesmo.

Para adquirir um produto original observe as dicas, compare preços, marcas, confira sempre os sites originais dos produtos ou páginas que sejam confiáveis e veja os reviews de outros clientes. Exija a nota fiscal no ato da compra, para que caso haja eventuais problemas, e o produto possa ser trocado ou até mesmo devolvido.

Fonte: Techtudo

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da