Facebook pode ser bloqueado por descumprir decisão judicial.

bloqueio do Facebook-min

Foram congelados 38 milhões de reais das contas do Facebook pela Justiça do Amazonas. O bloqueio refere-se ao descumprimento da decisão judicial. A qual obrigava a empresa a quebrar o sigilo de mensagens trocadas pelo aplicativo WhatsApp. Como represália, os serviços do Facebook – como o WhatsApp e o Instagram – podem ser bloqueados no país.

O Ministério Público Federal do Amazonas, emitiu nota dizendo que o valor corresponde à soma de multas individuais de um milhão de reais. Ou seja a multa foi estipulada para cada dia de descumprimento da decisão judicial.

Tramitam sob segredo de justiça, a investigação criminal, que causou o bloqueio do WhatsApp e o processo no qual foi estabelecida a multa.

O Facebook Brasil alegou que nao é responsável pelos conteúdos solicitados pela justiça. Os dados de cadastros feitos no aplicativo, é dever dos operadores da empresa na Irlanda e nos EUA. Desse modo, para cumprir a decisão judicial, seria preciso uma cooperação internacional.

O MPF no Amazonas confirmou que a decisão judicial é uma medida prevista no Marco Civil da Internet. De acordo com essa lei, é possível aplicar a legislação brasileira mesmo a empresa estando sediada em outro país.

Desrespeito à justiça

É possível solicitar um novo bloqueio do WhatsApp no Brasil caso a empresa descumpra a ordem judicial.

 “A postura de não atendimento a ordens judiciais claramente se caracteriza como ato atentatório à dignidade da Justiça podendo, além da multa, vir a ser determinada a suspensão dos serviços da empresa no Brasil”, defendeu , em nota, Alexandre Jabur, procurador da República e autor do pedido.

De acordo com Jabur, o Facebook apresenta desprezo pelas instituições brasileiras:

 “Ao conferir proteção absoluta à intimidade, a empresa ultrapassa o limite do razoável, criando um ambiente propício para a comunicação entre criminosos, favorecendo aqueles que cometem crimes graves, como terrorismo, sequestro, tráfico de drogas etc”, destaca.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da