Dois novos golpes estão sendo aplicados no Facebook, fique atento!

facebook-virus-min

Além de não clicar em sites não confiáveis para não pegar vírus, agora também é preciso tomar cuidado com os vídeos falsos divulgados nas redes sociais, principalmente no Facebook. Esse é o novo método usado por cibercriminosos, segundo um alerta da empresa de segurança da informação ESET, desenvolvedora do antivírus ESET NOD32 Antivírus.

O golpe destinado para brasileiros usa táticas de engenharia social para estimular as pessoas a clicarem em links maliciosos que prometem dois vídeos diferentes.

– O primeiro informa que o vídeo mostra uma cobra gigante que teria engolido uma criança.

– O segundo mostraria uma possível prova do assassinato da modelo Eliza Samúdio em 2010, que envolve o goleiro Bruno, ex-jogador do Flamengo.

As chamadas do Facebook são as seguintes: “Mistério resolvido! Criança desaparecida no Mato Grosso é encontrada dentro de cobra” e “Caso goleiro Bruno: após seis anos polícia encontra vídeo de espancamento de Eliza Samudio”.

A estratégia usada para atrair internautas é bem parecida com outros tipos de golpes da internet. Um link, publicado no Facebook, promete exibir um vídeo que possui grandes chances de interesse do público. Ao clicar no link, o usuário é encaminhado para um site que executa códigos maliciosos, com o objetivo de roubar o acesso à conta da vítima no Facebook e postar links para esse e outros tipos de ataque em seu perfil.

Precauções:

Evite esse tipo de ataque! A ESET sugere que os usuários não cliquem em links e anexos sem ter certeza de sua real procedência e que priorizem acessar a internet por equipamentos protegidos por programas antivírus. “A escolha do Facebook tem como objetivo atingir o maior número possível de vítimas. E as pessoas precisam ficar bastante atentas a esse tipo de ataque, que tende a ser cada vez mais comum nas redes sociais mais populares”, declara o presidente da ESET, Camillo Di Jorge. Segundo ele, a escolha do Facebook tem o objetivo de atingir o maior número possível de vítimas. “As pessoas precisam ficar bastante atentas a esse tipo de ataque, que tende a ser cada vez mais comum nas redes sociais mais populares”, ressalta Di Jorge.

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da