Menu

Veja como é fácil descobrir se alguém usou seu PC escondido.

July 25, 2016 - Computadores, Notícias, Uncategorized

hacker

Se você mora com outras pessoas, mas tem um computador próprio e desconfia que alguém possa estar mexendo nas suas coisas, veja como é superfácil detectar rastros de outros usuários. As dicas servem para qualquer máquina incluindo o PC da empresa em que você trabalha.

Não precisa ter muito conhecimento de hardware e software para perceber indícios de outros usuários. É so acessar o lugar certo para encontrar as informações.

Pense no que alguém com acesso ao seu PC poderia procurar. A partir daí, fica mais fácil buscar algum rastro, como histórico de páginas em navegadores, de arquivos abertos e até “Logs do Windows”.

Confira todas as dicas para saber se alguém usou escondido o seu computador.

Checando históricos

Talvez, o interesse da pessoa seja checar as suas redes sociais — já que as senhas costumam ser salvas e inseridas automaticamente em navegadores próprios. Nesse caso, basta checar o histórico de navegação em Google Chrome, Microsoft Edge, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari, Opera etc.

Acesse, no Google Chrome, o menu que fica no canto direito superior do programa, clicar em “Histórico” e continuar em “Histórico”. Dá pra ver todos os sites, assim como data e hora em que foram acessados. Se a pessoa foi descuidada, tudo vai aparecer ali. Por outro lado, senão ela pode ter apagado esse registro, então serão necessários outros passos.

Explorador de arquivos

Aqui, é possível ver se algum arquivo do seu PC foi visualizado ou alterado. Também é bem fácil. Só precisa abrir qualquer pasta e escolher “Acesso rápido”, no menu esquerdo.

Abaixo, você encontra “Arquivos recentes”. Essa área apresenta, em ordem cronológica, as últimas alterações nos arquivos do seu computador.

Registro de atividades

Isso também é bem simples: ao clica no botão Iniciar, os programas mais utilizados são apresentados em lista. Ao lado dos programas, tem uma seta apontada para a direita. Basta clicar nela para ver os últimos arquivos abertos pelo software.

Logs do Windows

Quando se acessa o Windows, a ação fica registrada. Quando tentar logar uma conta, tendo sucesso ou não, o Windows também grava. E também é bem fácil acessar essa área chamada “Visualizador de Eventos do Windows”.
É só pressionar ao mesmo tempo as teclas “Win + R” e, depois, digite “eventvwr.msc” (sem as aspas) e clique em “OK”.

Clique duas vezes em “Logs do Windows”, depois “Segurança”. Você vai notar todas as sessões iniciadas com data e hora. Assim, é possível saber os momentos em que seu PC foi acessado.

Ao clicar duas vezes em alguma entrada, ainda é poderá ver o nome da conta usada. Nesse caso se você não estava presente em algum horário registrado ali, provavelmente estão usando o seu PC escondido.