Menu

Nvidia anuncia a Titan X com performance melhor que a GTX 1080.

July 25, 2016 - Computadores, Notícias, Uncategorized

nvidia-titan-x-nova-placa_video

A NVIDIA já apresentou a nova Titan X. A super placa da fabricante possui processador gráfico com 3.584 núcleos CUDA, mil a mais do que a GTX 1080, e 12 GB de memória RAM GDDR5X. Na percepção da Nvidia, tudo isso é suficiente para que a nova placa tenha um salto de 60% de performance sobre a Titan X.

De acordo com a Nvidia, em cálculos de performance puramente computacional, a nova placa chega a 11 teraflops (a GTX 1080 vai a 9). O modelo deve chegar ao mercado internacional em 2 de agosto e, como você já deve ter antecipado, a preço alto: US$ 1.200 (R$ 3.950, em conversão direta).

Anova Titan X tem processador gráfico da arquitetura Pascal que pode rodar a 1.531 MHz de velocidade máxima. Se você lembra  a GTX 1080 é até mais rápida em velocidade bruta, com 1.733 MHz.

No entanto, com 1.000 núcleos a mais, o processador da Titan X será mais rápido, já que a quantidade enorme de unidades CUDA deve acelerar o processamento de simulações e games pesados com facilidade.

A nova placa possui outros dados técnicos que apontam para uma configuração vigorosa na RAM. São 10 Gbps (gigabits por segundo) de velocidade, interface com largura de banda de 384 bits e uma via de comunicação entre processador gráfico e memórias que pode chegar a 480 GB/s.

Das especificações técnicas da Titan X, pode-se concluir que ela poderá ser a primeira placa de vídeo a permitir gameplay em 4K a 60 quadros por segundo de forma estável. Embora, uma conclusão definitiva sobre esse potencial só será formada depois da disponibilização da placa para testes.

Os dados referentes ao consumo também são impressionantes. Com um processador de 12 bilhões de transistores, a TDP da placa bate em 250 watts.