Jogadores transformam RX 480 de 4G em 8GB!

amd_radeon_rx_480_10

Após a grande polêmica a respeito do problema no PCI-Express das placas RX 480, agora a AMD está enfrentando outro problema relacionado à limitação de hardware via software.

De acordo com relatos que circulam pela web, alguns consumidores notaram ser possível fazer uma gambiarra em modelos específicos da placa para “conseguir mais memória RAM”.

No anúncio do produto, a AMD divulgou que traria ao mercado duas variantes da Radeon RX 480: uma com 4 GB e outra com 8 GB. Agora, alguns jogadores descobriram que é possível fazer uma atualização de firmware na placa de 4 GB e liberar 8 GB para utilização.

Como isso seria possível?

Para conseguir liberar essa memória adicional, as placas em questão já trazem os módulos instalados na própria placa, ou seja, a parte de hardware já está ali. Basicamente, é como se as fabricantes tivessem encomendado projetos idênticos e resolveram fazer a limitação nos produtos através da BIOS.

05185427953456

Qual a razão para fazer isso?

A AMD não se pronunciou oficialmente, porém supostamente isso seria apenas uma questão de negócio com as fábricas, sendo que, aparentemente, mandar fabricar um único projeto poderia sair mais barato. Ainda, a limitação em alguns modelos específicos pode ser uma estratégia para ter um produto competitivo com 4 GB, focando em um segmento diferente.

O site TechPowerUP, diz que essa é uma característica que alguns especialistas já haviam notado nas placas enviadas para review, desse modo, a própria AMD teria liberado um firmware especial para limitar a quantidade de memória, o qual serviria para simular o desempenho da placa de 4GB.

Depois de algumas postagens, a AMD teria comentado que essa característica seria limitada apenas aos modelos para análises. Todavia, o pessoal da TechPowerUP encomendou uma Radeon RX480 de 4 GB de uma loja online e conseguiu liberar a memória RAM adicional com a simples atualização de firmware. Além de liberar a quantidade adicional de memória, a atualização também libera maior largura de banda (que passa de 224 para 256 GB/s).

05185557359460

Ao que tudo indica os usuários foram premiados com essas placas Radeon RX 480 de 4 GB que podem ganhar ainda mais memória, uma vez que elas custam menos e podem entregar o mesmo desempenho da placa de 8 GB.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da