Nasa decifra mensagem na superfície de Marte.

geekcestcic-codigomorse-foto-1

A NASA divulgou diversas imagens registradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter em uma zona de dunas que parecia esconder uma mensagem.

O resultado: NEE NED ZB 6TNN DEIBEDH SIEFI EBEEE SSIEI ESEE SEEE!!

Não entendeu? É porque a frase está em marciano, ou algo parecido: é uma parte do código Morse formado por pontos e linhas de dunas perto do Polo Norte marciano.

Em outras ocasiões os cientistas já havia detectado esse padrão nas areias de Marte, mas novas imagens feitas em 6 de fevereiro, mostram com mais clareza e detalhe a topografia única da região.

A cientista da Universidade do Arizona Veronica Brayn conseguiu “traduzir” a “mensagem” – mas muitos se decepcionaram porque, se estão tentando falar conosco, os marcianos precisam se esforçar mais: eles não estão usando nenhuma língua falada na Terra.

Ainda que tenham causado alvoroço entre algumas pessoas que acreditam em OVNIs e teóricos da conspiração, os pontos e a linhas se formaram de maneira natural, a exemplo do que ocorre com as dunas de desertos aqui na Terra. Eles foram moldados pela direção do vento.

3-17

Efeito eólico

A Nasa explicou que o acentuado padrão das dunas se devem ao fato da topografia particular o local: uma depressão circular, provavelmente formada pelo impacto de um asteroide, e que tem uma quantidade limitada de areia para ser arrastada pelo vento.

O efeito disso são as diferentes linhas e pontos captados pela câmera do Experimento Científico de Imagens de Alta Resolução (HiRISE, na sigla em inglês), que está a bordo da nave Mars Reconnaissance Orbiter, que fotografa o Planeta Vermelho desde a última década.

As imagens revelam sobre a complexidade dos padrões eólicos de Marte. As linhas largas são formadas por ventos bidirecionais, ventos que sopram em ângulos diretos contra a duna.

Ao longo do tempo, o vento que sopra de uma ou outra direção espalha o material como um funil em forma de largas e escuras linhas que podem ser vistas nas imagens detalhadas. Entretanto os pontos, conhecidos como dunas “barcanoides”, são um pouco mais misteriosos.

Geofísicos garantem que eles se formam quando a produção de dunas lineares é subitamente interrompida. No entanto os cientistas da Nasa não estão muito seguros do que se trata, e é precisamente por isso que estão fotografando a região.

Análises

Com um pouco mais analise, os geofísicos esperam poder saber mais sobre como se formam as dunas da superfície de Marte e o que isso pode nos mostrar sobre a possibilidade de, um dia, habitarmos o planeta.

A mensagem não é nada mais que um momento de diversão entre geofísicos que levam seus estudos muito a sério. Mas a correta interpretação científica das areias de Marte poderá ajudar-nos a entender melhor como poderia ser a vida em uma futura base neste planeta.

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da