Crie seu próprio console Retrô por menos de R$ 300,00.

 923521

Aprenda a configurar seu próprio videogame retrô para se divertir por horas em consoles como Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy, Nintendo 64 e até Playstation. Veja como criar sozinho seu próprio console por menos de 300 reais usando o Raspberry Pi. Confira:

Componentes

Você vai precisar de alguns componentes e itens especiais para criar o console retrô. A notícia boa é que todos os materiais são facilmente encontrados no mercado brasileiro. Veja a lista:

Um Raspberry Pi 2 ou superior

Micro computador do tamanho de um cartão de crédito que será responsável por fazer o trabalho difícil do console. Ele vai lê o cartão de memória, realizar o processamento do videogame, receber comandos do controle e enviar as imagens para sua TV ou monitor. O item custa em média R$ 210.

raspberry-

Um cartão MicroSD de 16 GB ou maior

O cartão de memória será o HD, onde serão armazenados os arquivos de configuração e os games que você desejar jogar. Um cartão de 16 GB é suficiente para armazená-lo, mas caso queira mais espaço, compre um de 32 GB.

cartao

 

Uma fonte micro USB de 1.5 AMP ou maior

Essa fonte é igual a do carregador do seu celular ou tablete.  A função dela será enviar energia para o Raspberry Pi. Fique atento na amperagem e se o conector é micro USB.

fonte

Um cabo HDMI

Para se conectar a TV ou monitor ao videogame. Se a distância que o console ficará da TV for grande, escolha um cabo de comprimento maior.

hdmi

Um Joystick USB ou Bluetooth

O videogame terá suporte a uma série de joysticks. O USB terá um tempo de resposta menor que o Bluetooth, mas tem a limitação do comprimento do fio, o que é um vantagem nos controles wireless. Contudo, se preferir usar um joystick Bluetooth, preste atenção na distância para não ter tanto lag. Uma boa sugestão para que o problema de fio curto seja resolvido é utilizar um extensor USB.

Um adaptador Bluetooth

Serve para recepcionar os sinais do seu controle sem fio. Só será necessário se você utilizar um joystick Bluetooth.

usb

Um case para o Raspberry Pi

Além de ser uma placa não muito barata, é muito sensível a quedas e outros fatores que podem inutilizá-lo. Embora a case de proteção não seja um item obrigatório para a configuração do seu console, ela é extremamente recomendável para uma melhor manutenção do seu videogame. Cases podem ser encontrados a preços baixos no mercado, entretanto, se você desejar um console retro mais estiloso, há dezenas de sites especializados em cases personalizadas para Raspberry Pi.

case

Um teclado USB

O teclado do seu computador poderá ser usado aqui. Ele servirá para fazer alguns ajustes iniciais no Raspberry Pi

Iniciando o processo

Passo 1. Faça e realize o download de sua última versão no site da Recalbox. O Recalbox é uma distribuição Linux especialmente criada para configuração de consoles retro.;

passo1

Passo 2. Plugue seu cartão SD em um computador e realize a formatação dele. O Recalbox pode ser instalado em partições FAT32.

Passo 3. Descompacte o arquivo ZIP do Recalbox que você baixou no passo 1 e copie todo o seu conteúdo para o cartão SD formatado;

passo 3

Passo 4. Retire o cartão SD com segurança do computador e conecte-o a placa do Raspberry Pi;

Passo 5. Insira o cabo HDMI no Raspberry Pi e na sua TV juntamente com o teclado USB e a fonte de alimentação. Logo seu Raspberry Pi irá iniciar e instalar os arquivos do RecalBox. E pronto você tem agora um console retro.

Configuração do controle

É preciso se atentar a alguns comandos:

Caso tenha um controle de PS3 e o adaptador Bluetooth, conecte um cabo micro USB em seu videogame e no joystick e aguarde 10 segundos. Feito isso retire o cabo e aperte o botão HOME no controle.

Se possuir um controle USB de Xbox 360, tudo que você precisa fazer é conectá-lo ao Raspberry Pi.

E por último: se você usar um joystick USB que não se encaixa nas opções anteriores, conecte ao videogame juntamente com o teclado USB e aperte a tecla ENTER na tela principal. Surgirá um menu com diversas opções, mas você deverá selecionar “Configure Input” – Configurar Controle, em tradução livre. Após isso, escolha “Configure a controller”  – Configure um controle – e aperte e segure qualquer botão do seu Joystick. Por fim, mapeie os comandos de acordo com seu gosto e aproveite seu novo console.

configuraçao do controle

Instalação dos jogos

Passo 1. Para acessar as pastas dos jogos do seu console, é necessária conectá-lo a sua rede. Embora possua uma interface Wi-Fi, recomendamos que você o conecte ao seu roteador por meio de um cabo de rede. Feito isto, abra o Windows Explorer apertando as teclas Winkey + E (tecla com o logotipo do Windows + tecla ‘E’);

instalaçao

Passo 2. Clique na barra de endereços – local onde você digita o nome do site em seu navegador -, escreva \\RECALBOX e pressione ENTER;

Passo 3. Você provavelmente visualizará apenas uma pasta chamada “Share”. Abra-a e logo em seguida abra a pasta “Roms”;

Passo 4. E por fim, você verá várias outras pastas, uma para cada emulador disponível em seu novo console. Agora, tudo que tem a fazer é colocar seus jogos dentro da pasta do seu respectivo emulador. Divirta-se!

 

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da