Menu

Pesquisadores desenvolvem o primeiro processador com mil núcleos.

June 21, 2016 - Computadores, Notícias, Uncategorized

 

CHIP-1

O primeiro processador Kilo-core, desenvolvido pela UC Davis, é um componente com capacidade de lidar com qualquer atividade que exija tarefas simultâneas. A CPU possui mil núcleos é pode trabalhar facilmente com encriptação, tratamento de grande quantidade de dados científicos, codificação de vídeos e outras atividades que requerem muito processamento de informações.

Devido a sua habilidade de desligar cada um dos núcleos individualmente, o chip é capaz de lidar com 115 bilhões de instruções por segundo consumindo apenas 0,7 W de potência. Os pesquisadores confirmam que bastariam apenas duas pilhas AA para abastecer o conjunto.

O professor de elétrica e engenharia da computação, Bevan Baas, diz que: “Para o melhor do nosso conhecimento, esse é o primeiro chip de 1000 núcleos do mundo e é o processador com o clock mais alto já projetado em uma universidade”. Essa CPU Kilo-core possui um poder computacional máximo de 1,78 trilhões de instruções por segundo e contém 621 milhões de transistores.

171microprocessor-600x400

Apesar de surpreendente, ainda não foi comprovado que esse processador Kilo-core comece a ser produzido em massa nos próximos meses. Desenvolvido em parceria com a IBM, o chip foi fabricado com base em um processo relativamente antigo para a indústria, utilizando os 32 nanômetros de litografia.

Os processadores mais modernos já utilizam o processo de fabricação de 14 nanômetros, isso significa que, essa CPU de mil núcleos ainda tem um longo caminho até alcançar os chips mais modernos.