Qual é o melhor desktop para um gamer?

2

Mais uma vez, estamos aqui para trazer a você, leitor, uma review comparativa do que há de melhor no mercado de tecnologia. E hoje o tema é desktops especialmente voltados para gamers e sua atividade favorita: jogar. Vamos comparar três modelos considerados “top” de mercado, apresentando os recursos, prós e contras de casa um, para que você possa escolher em qual investir seu rico dinheirinho.

E qual serão os nossos participantes? Em primeiro lugar, o Maingear Potenza Super Stock; em segundo lugar, o Dell XPS 8500; e, em terceiro lugar, o Asus Essentio CM6870. É claro que existem vários outros modelos de qualidade no mercado, e podemos falar deles em outros textos – por isso, não deixem de comentar com suas próprias sugestões de equipamentos que deixariam os gamers sorrindo de orelha a orelha.

 

Maingear Potenza Super Stock

A Maingear traz para o ringue um sistema de tamanho médio – nem tão pequeno quanto os estilo console, mas nem tão grande quanto um full-tower, que teria no mínimo 55cm. Ele tem processador Inter Core i7 3770, com 4.7GHz de velocidade de processamento. A memória dele não é tão grande quanto a de outros modelos; ele conta com 8Gb de RAM e 1Tb de HD. A placa de vídeo – um dos componentes mais importantes no caso de um desktop para games – é uma nVidia GeForce GTX 680 SLI. O drive primário dele é um Dual-Layer DVD +/- RW, ou seja, um drive que permite não apenas a leitura mas também a gravação de dados e DVDs regraváveis, tanto do modelo +RW quanto do modelo -RW, e com dupla camada – o que permite aumentar a capacidade de armazenamento do DVD.

Os prós deste modelo são o design criativo e inovador, que inclui painéis fáceis de remover. Ele também é fácil de abrir, considerando que ele é um Small System Factor – SSF, ou seja, que sua placa-mãe foi construída de maneira a minimizar o volume da torre. Ele teve excelentes resultados nos testes de benchmark, que permitem comparar o desempenho de equipamento de computação por meio da execução de alguns programas. Por fim, ele também ganha pontos por que seu processador i7 passou por overclocking, permitindo que o computador opere mais rápido.

Já os contras deste modelo são – ironicamente – o próprio design, que obriga o usuário a colocar o gabinete em pé por causa dos fios, que devem ser conectados no topo. Ele também não oferece espaço para expansão interna, o que significa que você precisará se contentar com a RAM original. Por fim, ele é um pouco complicado de customizar; na verdade os únicos componentes em que o usuário pode mexer sem precisar de auxilio especializado são a placa gráfica e o HD.

 

Dell XPS 8500

O XPS 8500 da Dell é voltado não apenas para games, mas para multimídia em geral. Ele serve bem aos interesses do usuário que quer uma performance melhor do que a encontrada nos modelos comuns, mas não tem condições financeiras de comprar um modelo de “grife” – como um Maingear, ou Cyberpower. Ele vem com um processador Intel Core i7 3770, e sua velocidade de processamento é de 3.4Ghz – bem menor do que a do Maingear. Porém, ele se redime no quesito memória, oferecendo RAM de 16GB e HD de singelos 3.2Tb. A placa de vídeo original do equipamento é uma AMD Radeon HD 7870, e seu drive primário é um leitor de Blu-Ray.

Os prós deste modelo são – como já foi apontado – o preço, mais acessível para os usuários em geral. O desempenho é considerado consistente, talvez não o melhor da categoria, mas de acordo com o esperado. O tamanho incrível do HD também é um ponto positivo atraente, especialmente se considerarmos que ele ainda oferece uma memória extra de 256Gb através de um SSD. Para completar, o equipamento é bastante silencioso.

O único contra deste modelo é o fato de que ele tem espaço limitado para expansão. No entanto, se compararmos com o Maingear – que não tem espaço algum para expansão -, o Dell ainda leva vantagem neste item.

 

Asus Essentio CM6870

O desktop da Asus é considerado um equipamento potente para os gamers, ainda que não tenha o mesmo visual chamativo de outros PCs da mesma categoria. Ele está equipado com um processador Intel Core i7 3770, e sua velocidade de processamento é a mesma do Dell, 3.4GHz. No que se refere a memória, o Asus fica a meio caminho entre o Dell e o Maingear: ele conta com 8Gb de RAM e 1.7Tb de HD interno. A placa de vídeo é um modelo um pouco inferior ao encontrado no Maingear, uma nVidia GeForce GT 545M. Para completar, ele conta com um drive BD / DVD / CD +/- RW, ou seja, capaz de gravar Blu-Ray, DVD e CD, tanto no formato +RW quanto no formato -RW.

Os prós deste modelo são uma combinação forte de CPU e GPU. O Asus também acertou na inclusão de várias portas, como múltiplas portas USB 3.0 – o que é mesmo uma mão na roda para a conexão de periféricos – e saída de video HDMI. A montagem do dual-drive também foi feita de uma maneira bem espaçada, o que torna mais fácil o uso dos drives. Ele conta ainda com uma boa possibilidade de expansão interna, o que é um avanço em relação aos outros dois modelos que avaliamos até aqui.

Os contras deste modelo são o fato de que ele apresenta um pouco de bloatware – ou seja, recursos que apresentam poucos benefícios se considerarmos os altos requerimentos para que eles funcionem. Além disso – ou talvez, como uma extensão desse bloatware -, o desempenho do Asus não é tão bom com games que têm maior qualidade e maiores requisitos técnicos.

 

E isso encerra nossa review de desktops. Todos os modelos apresentados estão incluídos entre os melhores do mercado no momento, apresentados em revistas e sites especializados, e – provavelmente – não fariam feio diante de gamer algum.

E você, conseguiu encontrar seu desktop dos sonhos aí em cima? Ou talvez você queira sugerir um quarto competidor? Seja qual for a sua opinião sobre o assunto, deixe seu comentário aqui no blog. Vamos fazer mais reviews desse tipo em breve, por isso, continuem acompanhando nossos novos textos!

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da