Menu

Notebooks para Gamers: Qual escolher? – Parte 01

July 2, 2013 - Notebook's, Notícias, Uncategorized

5

Se você é um gamer, você com certeza gosta não apenas de ter bons games, mas também de conseguir jogá-los com qualidade de som e imagem, sem problemas de incompatibilidade, baixa velocidade ou travamentos, certo? Claro que sim. O problema é que, para isso, você precisa do computador certo.

A coisa fica um pouco mais complicada quando falamos de gamers que utilizam notebooks, por que, por algum motivo, é mais difícil encontrar bons notebooks para games. Em geral, as configurações deles são inferiores, e para completar, é mais difícil customizá-los.

Tradicionalmente, os notebooks são mais para trabalho do que para diversão – para aquelas pessoas que precisam ser capazes de editar textos, criar planilhas, trabalhar com imagens ou websites, mesmo quando estão fora de casa. No entanto, isso não significa que não possamos encontrar bons notebooks para os amantes de games – ou seja, você. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste post. Para ajudá-lo a escolher o melhor modelo para suas necessidades e evitar que gaste seu dinheiro à toa, vamos fazer uma review comparando três dos melhores notebooks para games deste ano.

Os três modelos que vamos comparar são o Alienware M17x, o MSI GT70 e o Asus G75VW. Vamos começar apresentando cada um, para que todos possam ter uma ideia de como eles são.

 

O Alienware M17x é da Alienware, considerada uma das fabricantes mais importantes na indústria de PCs para gamers, o que, é claro, inclui os notebooks. O modelo M17x já foi considerado por sites “gringos” como o melhor do ano, com boas notas para suas configurações de vídeo e para o design do equipamento. A única reclamação realizada foi a respeito de sua pouca memória de vídeo, um mal menor se pensarmos no excelente conjunto da obra. Mas deixaremos para vocês a tarefa de decidir se ele é, realmente, o melhor no mercado.

O MSI GT70 é da fabricante MSI, que não ganha pontos por popularidade como os outros competidores. No entanto, a MSI deve agradecer ao modelo GT70 pela atenção que vem recebendo. Ele foi elogiado por sua construção, obviamente voltada aos gamers, que inclui uma placa de vídeo de primeira, Blu-ray e 16Gb de RAM.

E nosso último competidor, da queridinha Asus, o Asus G75VW. Alguns dizem que o G75VW mantém as funcionalidades de um desktop, mas com o peso de um notebook. Será verdade? Vamos descobrir agora, na review comparativa desses três gigantes! Nesta primeira parte da review, vamos comparar as características de desempenho de cada um.

 

Processador

Se vamos falar do quesito desempenho, a primeira coisa tem que ser o processador – e nenhum de nossos “competidores” deixa a desejar nesse quesito. Todos adotaram o Inter Core i7, embora haja uma mínima variação de modelo: enquanto o Alienware e o MSI usam o modelo 3630QM, o Asus ficou com o 3610QM. A velocidade de processamento é ponto para o MSI, que roda em 2.4Ghz, enquanto os outros dois ficam com 2.3Ghz cada, apenas.

 

Vídeo

Placa de vídeo é outro item que não pode ser ignorado, especialmente no mundo dos games. O único notebook que optou pela AMD foi o Alienware, que traz o modelo AMD Radeon HD 7970. Enquanto isso, o MSI escolheu uma placa NVIDIA GeForce GTX 680M, e o Asus voltou um pouco atrás e ficou com uma  NVIDIA GeForce GTX 660M.

Para completar a seção “vídeo” da review de performance, precisamos comentar a memória de vídeo – item que não dá muitos pontos para o Alienware. Enquanto ele oferece 2Gb de memória, o MSI traz 4Gb e o Asus, 3Gb. Vitória fácil para o MSI nesse quesito.

 

Memória

A coisa continua complicada para o Alienware quando passamos à memória RAM. Enquanto ele tem apenas 6Gb de RAM, seus concorrentes oferecem 16Gb cada. Mas sejamos justos: a memória do Alienware é DDR3 – o que significa que ele é capaz de realizar oito operações de leitura ou escrita de dados por ciclo do clock. Mesmo assim, o baixo valor de memória deixou muitos com um pé atrás.

E quanto ao HD? Aí sim, uma disputa interessante. O Alienware e o Asus oferecem 750Gb cada. Já o MSI, oferece 128GB no HD primário e mais 720GB no HD secundário. Todos eles permitem upgrade.

 

Áudio

Já que comentamos sobre o vídeo, não seria justo deixar o áudio de fora. O Alienware trabalha com uma placa Creative Sound Blaster Recon 3Di com THX TruStudio Pro. O MSI optou por uma placa Dynaudio. Já o Asus, traz a SonicMaster Lite.

 

Bateria

E, para fechar a review de desempenho, algo que é de grande importância se falamos de notebooks: duração da bateria. O Alienware funciona por 4.25h desconectado de uma fonte. O MSI falha nesse quesito, funcionando por apenas 3. Já o Asus funciona por razoáveis 4h.

 

Qual é sua opinião até agora? Qual notebook é o favorito ao prêmio de “melhor notebook para games”? Até o momento, parece que o MSI está ganhando, superior em – quase – todos os quesitos, mas isso pode mudar na próxima parte da review, quando falaremos de design. Continuem acompanhando!

 

Veja a Parte 02