Menu

Tablet da BlackBerry… #FAIL

June 29, 2013 - Notícias, Tablet's, Uncategorized

BlackBerry PlayBook

 

Você provavelmente conhece a BlackBerry. Ela é mais famosa por seus smartphones, razoavelmente populares, especialmente entre o público com perfil de negócios. Mas o que você talvez não saiba é que eles também tem uma linha de tablets, o PlayBook, lançado em 2011. E por que você não sabe? Por que a verdade é que esse tablet foi um verdadeiro fracasso.

Nos meses de Março a Maio deste ano as vendas foram de apenas 100 mil unidades. Muito, muito pouco, se comparado com as vendas de iPads – que chegou a quase 20 milhões de unidades entre Janeiro e Março – ou de tablets da Samsung – que chegou a quase 9 milhões nesse mesmo período.

Enfim, o fato é que os resultados do PlayBook no mercado foram tão fracos que a BlackBerry até cancelou a atualização do tablet para uma versão mais nova do sistema operacional, o BlackBerry10. Essa atualização tinha sido prometida aos usuários no começo do ano.

Mas essa não é a única má notícia para o PlayBook. Com a sua fraca participação no mercado de tablets, ele provavelmente não vai sobreviver muito. O CEO da BlackBerry, Thorsten Heins, anunciou em uma conferência que os investimentos da empresa vão se concentrar no segmento de smartphones. Assim, embora o PlayBook continue nas lojas – não, ele não será descontinuado -, ele não deve atrair a atenção do consumidor quando comparado aos concorrentes, que passam por melhorias constantes.

Mas bem dizem que quem desdenha quer comprar. Depois desse fracasso colossal, Heins ainda disse que a categoria “tablet” deve sumir das prateleiras em cinco anos. Segundo o CEO, eles não seriam “um bom modelo de negócios” e não haveria necessidade para eles. Hein? Parece que, com as altas vendas de empresas como a Apple, Samsung, Asus, Amazon – que, para quem não lembra, tem o Kindle – e Microsoft, dizer que os tablets irão acabar tão cedo é meio arriscado.

O que pode estar acontecendo é que a BlackBerry esteja preocupada com seu desempenho em geral. Além das más notícias com relação ao PkayBook, as vendas de smartphones da empresa também não andam as mil maravilhas. Entre Março e Maio, eles venderam 6.8 milhões de smartphones, sendo passada para trás pela Samsung, Apple e Nokia. O modelo mais recente de smartphone lançado pela BlackBerry foi o Z10, o primeiro da marca que não tem botões físicos. Resta ver se os investimentos que forem tirados do PlayBook para serem aplicados em smartphones vão ajudar a BlackBerry a sair dessa maré de azar.