Aplicativo voltado para reclamações quer virar rede social !

Logomarca Protestaí

Uma das atividades favoritas de todo mundo é reclamar. Reclamar do tempo, do salário, do trânsito, de ter muito pra fazer, de não ter nada pra fazer, de ter contas pra pagar, das contas que não chegaram, do carteiro e do cachorro do vizinho que late pro carteiro.

Pois bem, foi reclamando de um sorvete que Flávio Henrique de Freitas, engenheiro de computação formado pela Escola Politécnica da USP, teve uma ideia inovadora. E hoje em dia, ideias inovadoras rapidamente se transformam em uma startup. Com ele, não foi diferente.

Ele não estava satisfeito com o seu sorvete, cuja aparência não correspondia ao anúncio – a típica propaganda enganosa – mas não tinha com quem reclamar… Ah, se houvesse um meio de registrar e compartilhar essa reclamação através de um dispositivo mobile! Trabalhando nessa ideia, surgiu o Protestaí, lançado no último Maio.

O Protestaí é uma plataforma de reclamações enviadas por usuários, escritas na forma de um texto curto com hashtags para facilitar a organização e localização. O aplicativo usado para enviar as reclamações é gratuito, e está disponível para dispositivos iOS e Android. O banco de dados de reclamações pode ser visualizado no site da startup.

No começo, Flavio Henrique tinha um objetivo que alguns podem considerar ousado: alcançar 2 mil seguidores em um mês, na página do Facebook de seu aplicativo. Mas o rapaz deu sorte: com a onda de protestos contra o aumento das passagens de ônibus, que começou a ocorrer pouco depois do lançamento do Protestai, ele chegou a 9 mil seguidores. Isso é quase cinco vezes mais do que ele esperava.

Agora, ele quer mais. Não apenas ser um espaço para publicação de reclamações, mas um meio de dialogo entre os dois lados envolvidos. Uma rede social. Para isso, ele tem entrado em comunicação com instituições privadas e públicas, encaminhando as mensagens dos usuários. A ideia é que essas instituições também passem a utilizar e estar presentes no Protestaí.

Flávio acredita na força da internet como um meio de comunicação com forte poder difusor, algo que ficou obvio com os recentes protestos pelo país. Páginas no Facebook e perfis no Twitter, até mais do que a televisão, foram responsáveis por alertar a todos do que estava acontecendo nas ruas, e por permitir que tivéssemos acesso a vários lados dessa história. Para Flávio, a plataforma que ele criou terá grande importância a longo prazo; quanto a isso, não sabemos ainda, pois é incerto quanto tempo o “despertar do gigante” irá durar. Mas seja como for, esta foi uma invenção que realmente incorporou o espírito do “estar no lugar certo, na hora certa”.

 

Links para download do aplicativo:

iTunes

Android

Compartilhe essa notícia!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print

Menino de 9 anos se forma em engenharia

O garoto belga superdotado sonha em ser um “pesquisador”. Seu objetivo, conta, é “criar órgãos artificiais para prolongar a vida” e ajudar

CORINGA 2 É OFICIALMENTE CONFIRMADO!

De acordo com o THR, a Warner Bros confirmou oficialmente o desenvolvimento da sequência ‘Coringa 2‘. O diretor Todd Phillips está em negociações para retornar. O roteiro da